5 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
1. Beber Água
Quando você bebe água, seu sistema gastrointestinal é estimulado, o que contribui para controlar a produção de urina, a circulação sanguínea, a distribuição dos nutrientes, enfim, melhora todos os processos químicos do organismo. Não se hidratar suficientemente pode causar problemas digestivos, cardiovasculares, de pele e musculares, renais e muito outros.
A necessidade de água de cada pessoa varia de acordo com a idade, estado de saúde e prática de atividades físicas mais ou menos intensas.
Adultos – cerca de 2,5 l/dia.
Crianças – de 2 aos 3 anos, cerca de 900 ml/dia.
De 4 aos 8 anos, cerca de 1,1 l/dia.
De 9 a 13 anos, cerca de 1,5 l/dia.
Adolescentes – cerca de 2,5 l/dia.
2. Frutas e Legumes
Frutas e legumes, além de serem uma alternativa à ingestão de água, funcionam como preventivo a doenças crônicas, por causa das fibras e vitaminas que possuem. Nutricionistas recomendam um consumo mínimo diário de 400 gramas.
3. Evite Alimentos Gordurosos
Frituras, snacks, salgados, carnes vermelhas e doces possuem gordura rica no colesterol LDL, o chamado colesterol ruim. Quando consumido em grandes quantidades, o colesterol acumula gordura em seu organismo, o que pode causar o entupimento de veias, causando diversas doenças vasculares.
4. Quatro Refeições/Dia
Evite pular refeições ou ficar longos períodos sem comer algo. Ao fazer isso, você tende a comer mais que o necessário ou ingerir qualquer coisa que mate a fome rapidamente, mesmo que não seja saudável.
Os nutricionistas costumavam recomendar que se fizesse de quatro a seis refeições por dia, a fim de suprir o organismo. Atualmente, consideram mais importante o tipo de alimento ingerido e não o número de refeições.
5. Comer Sossegado
Coma com calma! Evite fazer refeições com pressa, quando está ansioso ou fazendo alguma outra atividade, como trabalhando no computador, vendo TV, escrevendo, etc.
Aprecie sua comida, sinta os sabores e aromas. Assim, você ajuda seu organismo a ficar mais relaxado. Também é importante mastigar lentamente, o que ajuda a ter uma melhor digestão e maior aproveitamento dos nutrientes por seu corpo.