ENXAQUECA, FIQUE ATENTO
O que é:
Além de uma simples dor de cabeça, ela é uma doença neurológica, genética e crônica (de crises contínuas). Resulta em dilatação dos vasos sanguíneos, provocando dor. Como o cérebro controla as funções do corpo, quem sofre de enxaqueca muitas vezes acredita que tem diversas doenças associadas, por causa dos múltiplos sintomas. A enxaqueca pode estar associada a diversas doenças gastrointestinais (síndrome do intestino irritável, prisão de ventre), distúrbios do sono (insônia, sonambulismo, bruxismo), psicológicos (depressão, ansiedade, transtorno do humor). E também ser fator de risco para outras doenças, podendo gerar algumas lesões no cérebro. As mulheres são as principais vítimas da enxaqueca, e sua duração e frequência são variáveis.
Como prevenir ou tratar:
Sono regular, praticar exercícios, boa alimentação, controlar estresse. Medicamento só com orientação médica.
Dicas de nutrição:
Alimentação balanceada com frutas, legumes e verduras, peixes e carnes magras, cereais, leguminosas, gengibre e nozes que contêm vitaminas do com- plexo B, magnésio, coenzima Q10, triptofano (grãos e sementes), vitamina E, ácido alfalipoico, inositol (nozes e fígado), ômega-3, isoflavonas (soja), gingerol (gengibre), que podem apresentar melhoras na enxaqueca.
Fique Atento!
Os principais desencadeantes alimentares de enxaqueca citados foram bebidas alcoólicas, chocolate, queijos amarelos, frutas cítricas, embutidos, frituras, chá, refrigerantes à base de cola, sorvetes, aspartame e glutamato monossódico.