BENEFÍCIOS DO OVO
O ovo é considerado um dos alimentos mais completos da dieta humana, sua composição é rica em vitaminas, minerais, ácidos graxos e proteínas de alto valor biológico. O ovo representa um ingrediente essencial em muitos produtos alimentares ao combinar propriedades nutricionais e funcionais.
O ovo fornece uma porção elevada de nutrientes para todas as faixas etárias. A gema possui vários antioxidantes (vitaminas A e E, zinco, ferro, selênio e vanádio) substâncias com o poder de combater o envelhecimento das células; colina, um nutriente que protege a memória e ainda leucina, que evita a perda de massa magra.
Pesquisas demonstram que o ovo não é o responsável pelo aumento do colesterol, desde que o seu consumo seja moderado. Um ovo contém 200mg de colesterol e a recomendação é de 300mg/dia. Consumido moderadamente (1 unidade por dia) não fará aumentar o colesterol. O excesso de colesterol não está relacionado com a ingestão de ovos apenas, mas sim com uma alimentação inadequada, onde há o consumo exagerado de gorduras saturadas e o baixo consumo de fibras.
A maneira mais saudável de se consumir o ovo é cozido, mexido ou omelete. Evite consumir o ovo cru ou mal cozido, a gema do ovo crua pode ser uma fonte de bactérias, inclusive a salmonela, que causa diarréia, vômitos.
O ovo tem o poder de saciar mais rápido e evitar que a fome volte logo. O objetivo de ter uma alimentação com ovo é que fique com menos fome nas próximas refeições, consuma menos calorias e emagreça ou tenha hábitos mais saudáveis, por se tratar de um alimento fácil e rápido de se preparar.
Para um emagrecimento saudável é fundamental a reeducação alimentar, composta por todos os grupos alimentares com moderação e o auxilio de um nutricionista.
Receita: Tomate Proteico > clique AQUI.
Referência:
OVO: ALIMENTO FUNCIONAL, PERFEITO A SAÚDE
QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE OVOS COMERCIAIS: AVALIAÇÃO E MANUTENÇÃO DA QUALIDADE
O ovo e sua contribuição na saúde humana