Alho Negro e suas Propriedades
Alho Negro, um alimento funcional indispensável nos dias de hoje
O que é?
O alho negro é um alho comum que passa por um processo de maturação, onde não se adiciona nenhum tipo de aditivo. Faz- se apenas o controle da umidade e da temperatura, sempre abaixo de 65 °C e de umidade controlada.
Depois de um período longo de maturação ele é seco e está pronto. Graças à “auto-fermentação” natural do alho, a hortaliça começa a fermentar sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo até finalmente obter a coloração preta que lhe é característico.
Feito esse processo, ele adquire uma cor escura, sabor mais adocicado, além de uma textura mais macia. Fica bem similar a uma bala de goma com o paladar próximo de melaço, ameixa-preta, com um leve sabor de alho no fundo. Ao contrário do alho fresco, não possui ardor e não deixa as características marcantes como um hálito forte.
Suas propriedades
- Um componente do alho, a alicina que é um óxido de enxofre, possui um poder antioxidante que traz muitos benefícios medicinais ao nosso organismo como prevenir o câncer, matar as bactérias, desintoxicar, regular o intestino, fortalecer o estômago, etc.
- Fortalece imunidade do corpo.
- A alicina, sendo responsável pelo aroma de alho, se transforma em S-alil cisteína no alho negro, desfazendo o cheiro incômodo.
- Tem um poder antioxidante dez vezes mais potente do que o alho cru original.
- O polifenol do alho in natura é potencializado no processo de maturação e por isso é utilizado para prevenir o câncer e o envelhecimento das células.
- O polifenol remove as espécies reativas de oxigênio, apresentando diversos efeitos farmacêuticos como refrear a manifestação ou a metástase do câncer.
- O alho negro é rico em um nutriente chamado “trissulfeto de metil alila” que inibe a formação de trombos, mantém o sangue fino e impede infartos e AVCs.
- É anti-inflamatório e ajuda a combater doenças sanguíneas como a pressão alta, infartos, colesterol alto, aterosclerose, varizes e tromboses
- Aumenta a resistência, é bactericida e atua na proteção às doenças associadas ao estilo de vida.
- Uma das principais características do alho negro está no seu efeito termogênico. Ele aumenta a temperatura corporal estimulando o sistema nervoso, que acelera o nosso metabolismo basal. Com esse metabolismo mais acelerado, o corpo é capaz de queimar mais calorias e consequentemente perder mais gordura corporal
Consumo
Ingira até 3 dentes de alho negro por dia, de preferência em jejum. Evite doses noturnas que podem comprometer o sono.
Cozinha Gourmet
Esse alho tão mais agradável, já é bastante utilizado por grandes chefs como tempero de saladas e risotos. Por ser macio e doce, pode ser utilizado em diversas preparações, tanto salgadas quanto doces e até mesmo in natura. Encontrar o alho negro não é fácil, mas vale a pena procurar em casas de produtos naturais.
O Alho Negro tem sabor defumado e adocicado, podendo ser utilizado em inúmeras receitas, como massas, assados, grelhados, em entradas, dentre
outros. Por ser versátil, é utilizado principalmente nas pizzarias, na culinária japonesa e em bistrôs
Efeitos terapêuticos do alho negro segundo trabalhos científicos da Universidade de Showa, no Japão:
- Anticancerígeno
- Antiviral
- Recupera a fadiga
- Aumenta a disposição
- Fortalece o fígado
- Antibacteriano
- Retarda a velhice
- Inibe o colesterol
- Antialérgico
- Antiestéril
- Deixa a pele mais lisa
- Afina o sangue
- Previne contra a diabetes
- Previne a pressão alta
- Previne a aterosclerose
- Previne a diarreia crônica
- Previne o mal-estar da menopausa
- Previne a constipação intestinal
- Previne o resfriado
- Melhora da dor de estômago
- Melhora a circulação do sangue
- Melhora problemas de insônia
- Aumenta o apetite
- Estimula a secreção de hormônios
Receitas com Alho Negro:
Escondidinho de Bacalhau com Alho negro
Especial alho negro
Frango grelhado com alho negro e shimeji
Geleia de alho negro com Lombo e Gorgonzola