BENEFÍCIOS DO WASABI
O famoso wasabi é um tempero em pasta muito utilizado na culinária japonesa como acompanhamento para sushis e sashimis. Cultivado no Japão e em parte da China, sua matéria prima é a raiz da planta “Wasabia japônica”, também conhecida como raiz-forte japonesa ou wasábia.
Uso culinário
Com sabor e aroma mais delicado que sua parente, a raiz-forte tradicional, a raiz-forte japonesa é muito utilizada também na culinária oriental. A primeira utilização da raiz-forte japonesa no sushi data do período Edo. O sucesso alcançado junto aos consumidores levou a sua inclusão em diversas outras receitas, como as massas e arroz ochazuke, além de ser o acompanhamento preferido para sushis e sashimis.
Ação medicinal
A raiz-forte japonesa selvagem é utilizada como planta medicinal e antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos, o que explica ser servido com peixe cru desde a era Nara (710-793). Também é comum a indicação fitoterápica do consumo de raiz-forte para pessoas com alergia respiratória ou rinite alérgica, devido às suas propriedades como descongestionante e expectorante.
Estudos comprovaram que células do câncer de mama e melanoma expostas ao componente aromático 6-MITC, presente no wasabi, foram suprimidas, afetando não somente seu crescimento, mas também a sobrevivência das células cancerosas. O mesmo componente (6-MITC) foi testado para inibir a metástase pulmonar e comprovou-se que não só impediu o crescimento das células tumorais como também sua metástase, provando ser um ótimo quimiopreventivo. Além disso, outros componentes presentes no wasabi possuem ação antibacteriana, antifúngica, antiinflamatória e antiplaquetária.