DIMINUINDO OS EFEITOS DA MENOPAUSA
Entre os 45 e 55 anos é normal que muitas mulheres enfrentem os sintomas da menopausa. Ondas de calor, insônia, ansiedade e diminuição da memória são alguns dos efeitos mais comuns causados pelas alterações hormonais desse período. Para amenizar os incômodos, os nutrientes de alguns alimentos são aliados e ajudam a reequilibrar o organismo. Confira.
Soja:
A soja conta com substâncias chamadas isoflavonas que, no organismo, tem efeito similar ao do hormônio estrogênio e, por isso, ajuda a aliviar alguns sintomas causados pelo desequilíbrio desse componente, como ressecamento excessivo da pele.
Tomate:
Os licopenos presentes no tomate são antioxidantes poderosos, que ajudam a retardar o envelhecimento e a oxidação das células.
Iogurte:
Um dos motivos para incluir o iogurte no cardápio diário é a alta concentração de cálcio no alimento, que fortalece os ossos, previne a osteoporose e estimula a síntese de colágeno.
Salmão:
Um dos benefícios do ômega 3, presente em grande quantidade nesse peixe, para a saúde é que ele ajuda a diminuir os efeitos da menopausa na pele, prevenindo o ressecamento, além de reduzir os níveis de colesterol e fortalecer o coração.
Aveia:
O cereal tem alta concentração de fibras solúveis, que ajudam a regular o intestino e prevenir a prisão de ventre, além de ajudar na redução do colesterol.
Chá verde:
Os polifenóis do chá verde melhoram a formação de colágeno e fortalece o sistema circulatório. Já a cafeína presente na bebida ajuda a aumentar a disposição física e fortalece a memória.