Sekihan
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
300g de arroz glutinoso (mochigome)
40g de feijão azuki
1/4 de colher de chá de sal
Para o tempero gomashio (pode-se comprar pronto)
1 colher de sopa de sementes de gergelim preto
1/4 de colher de chá de sal
Modo de preparo
- Primeiro, coloque o feijão azuki em uma peneira, lave-o e deixe escorrer. Em seguida, coloque o feijão em uma panela, cobrindo com água até que os grãos estejam completamente submersos. Deixe ferver e escorra a água quente.
- Coloque o feijão na panela novamente, adicione 600ml de água e ferva em fogo médio. Assim que a água começar a ferver, abaixe o fogo, coloque uma tampa e deixe ferver por 18 a 20 minutos. Mantenha o fogo bem baixo para evitar que os feijões cozinhem rápido demais e acabem se partindo.
- Após cerca de 18 minutos, abra a tampa e experimente um grão de feijão para verificar a textura. Se estiver macio, com exceção da parte bem ao meio, é hora de desligar o fogo.
- Usando uma peneira e uma tigela, escorra os feijões azuki e reserve a água que foi utilizada no cozimento. Cubra os feijões com um filme plástico ou com uma tampa para evitar que se ressequem.
- Coloque a tigela com a água do cozimento do feijão dentro de uma outra tigela maior contendo água gelada para resfriar. Use uma concha para pegar um pouco de água do cozimento e despejar novamente na mesma tigela menor, fazendo com que o líquido oxide ao entrar em contato com o ar. Esse procedimento ajuda o líquido a obter uma coloração mais clara e brilhante.
- Coloque o arroz em uma peneira. Lave gentilmente. Em seguida, misture e lave bem o arroz esfregando os grãos uns contra os outros com as mãos, cerca de 10 vezes. Lave duas vezes. Deixe o arroz na peneira por cerca de 10 minutos para escorrer.
- Assim que a água do cozimento do feijão tiver resfriado a temperatura ambiente, coloque o arroz em uma panela e despeje 330ml da água do feijão. Caso tenha menos que 330ml, simplesmente acrescente um pouco mais de água para chegar ao volume estipulado.
- Deixe o arroz absorver o líquido avermelhado por cerca de 30 a 40 minutos. Acrescente sal e misture. Coloque os feijões azuki por cima do arroz, tampe a panela e cozinhe em fogo médio.
- Quando começar a ferver, mude para fogo baixo. Ferva por mais 12 minutos. Depois disso, desligue o fogo. Mantenha a panela tampada e deixe o arroz e o feijão no vapor por 10 minutos.
- Vamos preparar o tempero chamado “gomashio”. Coloque as sementes de gergelim preto e sal em uma panela e toste em fogo baixo. Assim que as sementes começarem a liberar um aroma, depois de cerca de 1 minuto, espalhe a mistura sobre um papel para resfriar. Aí está o “gomashio”.
- Separe os grãos de feijão azuki do arroz e coloque-os de lado. Afofe o arroz. Espalhe o arroz em uma travessa grande e então, acrescente os grãos de feijão por cima. Use um leque para resfriar. Levante a mistura do arroz e feijão pelas bordas usando uma espátula e continue abanando o leque. Assim que tiver resfriado, sirva em tigelas ou na típica caixa laqueada chamada “juubako”. Salpique um pouco do tempero gomashio e saboreie.
FONTE: https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/radio/cooking/20181123.html