Cerrito – 2024 | Paraguai consolida metodologia do Semáforo para erradicar a pobreza.
O evento, realizado em Assunção, reuniu autoridades do setor público, líderes empresariais e convidados internacionais.
Entre estes Francisco Hirota – Presidente da Rede de Supermercados Hirota Food, que destacou:
“Eliminar a pobreza é reduzir o desnivelamento entre as condições socioeconômicas, sanitárias e educacionais de uma população. O grande desafio,em todo o mundo, é exercer a humanidade,
pensar no desenvolvimento social coletivo. O Semáforo vai exatamente nessa direção.”
O Semáforo de Eliminação da Pobreza é uma metodologia que decompõe o conceito de pobreza em problemas administráveis. Ou seja, menores, que podem ser resolvidos através de ações,
que mobilizam toda a comunidade. Assim, as famílias diretamente envolvidas são as principais protagonistas da eliminação do problema.
Todos somos responsáveis pelos nossos atos em sociedade. Somente nós podemos fazer a diferença na tarefa de um futuro melhor para todos.
Como destaca Francisco Hirota:
“No Grupo Hirota, procuramos, humildemente, fazer a nossa parte. Temos um propósito claro: desenvolver virtudes para gerar talentos.
Uma forma de fortalecer vínculos interpessoais na família, no ambiente de trabalho e na sociedade. Sempre com foco no bem-estar comum.
E estamos sempre atentos a alternativas relevantes nesse sentido, por essa razão estamos aqui no Paraguai, aprendendo em mais uma edição vitoriosa do Cerrito.”
Na oportunidade foi inaugurada a nova Queijaria na escola Agrícola Auto Sustentável Cerrito, que tem capacidade de produção de 3.000 quilos de queijo por mês.
E que contou com a contribuição de importantes doadores.
“Aprender fazendo, vendendo e ganhando dinheiro.”
Esse é o lema da Escola Agrícola envolvida, onde educação de qualidade é vital.
Nesta escola, onde tudo o que é produzido é vendido para a sua manutenção, os alunos permanecem por dois anos, e saem formados em hotelaria e agronegócio.