Feijoada: conheça todos os tipos de receitas
A feijoada é um prato que instantaneamente remete à culinária brasileira, pois tornou-se um dos símbolos de nossas refeições preferidas. Mas engana-se quem pensa que o prato é somente aqui das terras tropicais. Feijoada é um termo comum para se referir a pratos típicos de todos os países que falam a língua portuguesa, que são Portugal, Angola, Moçambique, Timor-Leste, Macau e Brasil, claro.
Existem variadas versões mesmo dentro de um mesmo país, como em Portugal, dependendo do tipo de feijão que for usado. A receita de feijoada que fazemos aqui é conhecida como feijoada à brasileira, feita com uma mistura de feijões pretos com vários tipos de carne de porco e de boi. Pode ser servida com muitos acompanhamentos, sendo os mais comuns farofa, arroz, couve refogada e laranjas fatiadas.
Onde surgiu a receita de feijoada
Existem algumas versões sobre como e onde foi o surgimento da receita de feijoada simples. A mais provável, é de que a feijoada seja uma adaptação local do cozido português, um prato com diversos ingredientes cozidos na mesma panela, bem comum em toda a Europa lá pelos séculos 16 a 18. Outro exemplo é o cassoulet, originário da França, um outro prato que junta carnes variadas e feijão branco. Esse período foi marcado pela escassez de alimentos, onde nada podia ser desperdiçado – o que faz cair por terra a teoria de que a feijoada surgiu com a alimentação que era descartada dos burgueses para os escravos.
A especialidade francesa é o Cassoulet.
As partes do porco, por exemplo, utilizadas na feijoada, como rabo, pé e orelhas, não eram consideradas restos, foram trazidas pelos portugueses como matéria-prima de algumas receitas. Portanto, a feijoada é uma adaptação de pratos europeus. O que adicionou nosso toque brasileiro foi o uso do feijão preto, trazido para nossa cultura gastrônima pelos negros vindos da África.
Quais são os benefícios da feijoada?
Apesar de ser vista como vilã da alimentação, a feijoada pode sim trazer alguns benefícios para sua saúde. Vamos começar falando do feijão, principal ingrediente do prato.
O feijão é uma grande fonte de proteínas, fibras e carboidratos, seja ele do tipo que for. A leguminosa também tem poucas calorias e um baixo índice glicêmico. Também são uma alta fonte de vitaminas e minerais, o que os torna ótimos promotores da redução do colesterol, diminuição dos níveis de açúcar no sangue e o aumento de bactérias intestinais saudáveis que auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Existem também benefícios característicos de cada tipo de feijão. No caso do preto, o mais utilizado na receita de feijoada, ele traz em sua composição fibras, proteínas, vitaminas B9 e B1, Cobre e Ferro. O feijão consegue ainda melhorar o fluxo sanguíneo e ter um efeito anti-hipertensivo.
Outra forma de contarmos os benefícios da feijoada é com um dos acompanhamentos, a laranja. A dupla imbatível junta ferro e vitamina C, trazendo muitos benefícios para a saúde. O consumo de vitamina C faz com que o aproveitamento do ferro não-heme seja maior, aquele presente em vegetais e leguminosas, encontrado também em outro complemento, a couve. Essa combinação de alimentos pode ajudar muito na luta contra a anemia e na digestão das carnes gordas que fazem parte da receita de feijoada.
Como fazer a feijoada?
Geralmente, o primeiro passo é escolher as carnes que serão usadas. Para equilibrar os sabores, a dica é utilizar vários tipos, salgadas, secas e defumadas. Os famosos cortes de carne como pés, rabos e orelhas suínas são importantes para dar o sabor, aroma e consistência característicos do prato. Depois, caso prefira, você pode retirá-los.
Para que o prato fique da melhor forma possível, geralmente se cozinham as carnes antes do feijão e no dia anterior ao que será servida a feijoada completa. É por isso que alguns preparos podem levar até três dias:
- 1º dia – dessalgue as carnes secas e salgadas para hidratar as peças, deixando-as macias e suculentas;
- 2º dia – cozinhe os ingredientes da feijoada (feijão e carnes);
- 3º dia – ferva a feijoada, prepare os acompanhamentos e sirva.
Feijoada Premium Hirota
Feijoada do Hirota com praticidade
Caso não disponha de todo esse tempo para preparar a sua própria feijoada, o Hirota tem a solução mais prática e deliciosa para as suas refeições. Todas as quartas e sábados, você pode pedir a Feijoada Premium Hirota, a melhor do seu bairro. Ela é fresquinha e pronta para o consumo imediato, além de vir com os melhores acompanhamentos: arroz, couve refogada, torresmo, farofa e molho feijão de pimenta. Serve até três pessoas. Você encontra em nossas lojas físicas ou no delivery ao baixar nosso aplicativo. Experimente e bom apetite!