Receitas de Hossomaki e suas Variações
O que é Hossomaki e de onde surgiu a receita?
Hossomaki, originalmente escrito Hosomaki, é uma categoria de enrolado de sushi. Hosoi significa fino em japonês, por isso Hosomaki pode ser traduzido como ‘enrolado fino’.
O Hossomaki típico possui apenas um ingrediente além do arroz e da nori, a alga que o enrola, sendo os mais populares atum, pepino, kanpyo (abóbora desidratada em tiras), natto (alimento japonês feito de soja), umeboshi (um tipo de ameixa chinesa em pasta) e lula com shiso (erva japonesa).
Na montagem do Hossomaki, são utilizados de 80 a 100g de arroz e apenas meia folha de nori para enrolar as variações de ingredientes.
Tipos de Hossomaki
Por ser extremamente prático de preparar, o Hossomaki possui diversas variações. Mesmo instigando a criatividade no preparo, especialmente dos chefs de final de semana, existem algumas receitas de Hossomaki que são mais populares.
1 -Tekkamaki
Tekkamaki é o Hossomaki de atum, especificamente de um fino corte do peixe chamado maguro. O seu nome significa “enrolado forjado a ferro”, inspirado na imagem de uma barra de ferro quente brilhando em vermelho. Junto ao kappamaki, é um dos enrolados de hossomaki mais essenciais da culinária japonesa.
2 – Oshinkomaki
Oshinkomaki significa rolo de picles de rabanete em conserva. É um tipo de hossomaki recheado com picles japoneses crocantes e metodicamente cortados. É comumente recheado com uma variedade de picles de cor amarelo brilhante, conhecida como “takuan”, é feita de rabanete branco.
3 – Filadélfia e a influência do Salmon-maki, o hossomaki de salmão
Produzida e divulgada fora do Japão, a combinação Filadélfia combina salmão e cream cheese, e recheia temakis e hossomakis mundo afora. Aqui no Brasil, é número 1 nas temakerias, e foi fortemente inspirada pelo Salmon-maki, uma receita de hossomaki que se popularizou no Japão durante as últimas décadas.
4 – Shibazukemaki
Shibazukemaki (enrolado de picles de berinjela) é outro tipo de hossomaki feito com picles japoneses. É muito fácil de reconhecer devido à cor roxa brilhante do shibazuke, um picles tradicional feito de berinjela e pepino. Os picles ganham essa cor característica graças ao acréscimo de shiso vermelha, uma variação da erva japonesa mencionada anteriormente.
5 – Kappamaki
Kappamaki é um tipo de hossomaki recheado com pepino. Tradicionalmente, o kappamaki é consumido para limpar o paladar entre a degustação de um peixe cru e outros tipos de comida, diferenciando assim os sabores de ambos.
6 – Negitoromaki
Negitoromaki é um hossomaki recheado com cebolinha e atum picado. Fatty tuna, ou atum médio, é o corte utilizado nessa receita.
7 – Tsunamayomaki
Tsunamayomaki é um hossomaki recheado com atum enlatado, misturado com maionese.
8 – Kani
O hossomaki de kani consiste no enrolado de nori com arroz e kani, um alimento feito de peixes e frutos do mar. Algumas receitas utilizam pepino para acompanhar.
Benefícios e vantagens do hossomaki
A culinária japonesa tem todo o potencial para ser uma adesão saudável no dia a dia de quem gosta de comer bem e também de cozinhar, principalmente por ser bastante prático de fazer. No entanto, cabe sempre lembrar que a qualidade dos alimentos faz toda a diferença, ainda mais em uma gastronomia de gostos e sabores tão únicos como a japonesa.
Uma grande contribuição dos japoneses é o cuidado com o intestino através da alimentação. No hossomaki, essa responsabilidade também é da alga marinha, a nori, que auxilia em processos naturais de detox e é tão nutritiva que contém 10 vezes mais vitaminas que o espinafre, auxiliando em processos naturais de desintoxicação do corpo.
Presentes em boa parte das receitas de hossomaki, o atum e o pepino são alimentos repletos de benefícios. O atum é é fonte de proteínas, ômega 3, ferro, magnésio, potássio, fósforo, selênio, vitaminas B3, vitamina B6 e vitamina B12, auxiliando na saúde do coração e no fortalecimento do sistema imunológico, entre outros diferenciais incríveis para o bem-estar. Já o pepino promove a hidratação do organismo, e por ser rico em vitamina C e carotenóides, ajuda a manter a pele rejuvenescida.
Bateu a vontade de hossomaki? Esperamos você no Hirota Food Express e Hirota Supermercados!
E aí, viu como é prático preparar o hossomaki de acordo com seu gosto? No Hirota Food Express e no Hirota Supermercados você encontra todos os ingredientes para montar o seu hossomaki, além dos hossomakis prontos com uma grande variedade de sabores. Aproveite!
Ingredientes:
- ½ folha de Yaki Sushi Nori Kenko para cada rolinho
- 1 tigela com água (para molhar as pontas dos dedos durante o preparo)
- ½ a 1 xícara (chá) de shari
- Kani, pepino ou salmão em tiras
- Sakura Premium ou Sakura Light a gosto
- Wasabi em pasta Kenko a gosto
- Gengibre em conserva Kenko para acompanhar
Modo de preparo:
- Sobre uma esteira para enrolar sushi, coloque o Yaki Sushi Nori Kenko na horizontal com o lado brilhante virado para baixo. Umedeça as pontas dos dedos com a água, espalhe o arroz sobre o nori deixando um espaço de 1 cm na parte de cima. Coloque o ingrediente de sua preferência (kani, salmão ou pepino). Enrole com a ajuda da esteira. Passe um pouco de água no espaço de 1 cm que sobrou no nori e “feche” o rolinho de sushi;
- Para cortar, umedeça a faca e corte no meio. Em seguida, corte novamente as partes que restaram no meio até resultar oito pedaços. Disponha o sushi em um prato, decore com nabo e sirva acompanhado com o Sakura Premium, Wasabi em pasta Kenko e Gengibre em conserva Kenko.
Rendimento: 1 rolinho de 8 unidades
Tempo de preparo: 15 min