LANCHEIRAS SAUDÁVEIS
Na cultura japonesa, preparar uma lancheira simples para as crianças pode significar que foi preparado com desleixo e por isso, as mães japonesas costumam preparar os bentos para seus filhos com bastante esmero e criatividade. Por isso, frequentemente nos deparamos na internet com fotos de bentos super criativos preparados por essas mamães.
Os bentos, ou lancheiras/merendeiras, infantis desafiam a criatividade das mães japonesas, que fazem de tudo para que os filhos comam o almoço na escola. Esse esforço é demonstrado em bentos extremamente elaborados,como os kyaraben, ou character bento, baseados em personagens e animais. O hábito se espalhou pelo mundo – basta procurar ‘bento art’ na internet.
Além disso, elas também têm a preocupação que seus rebentos tenham uma alimentação saudável, com porções adequadas de vegetais, carboidratos e proteínas. Para dar conta do recado, a maioria das mães costumam acordar uma hora e meia mais cedo para dar tempo de preparar tudo a tempo.
Elementos essenciais do Bentô:
Arroz
É o principal ingrediente da refeição. Pode ter formato de bolinho (oniguiri). É comum usar uma ameixa em conserva para imitar a bandeira japonesa.
Proteínas
Quando não é só de arroz, um bentô leva carne, frango ou peixe, normalmente grelhados. Além disso, muitos têm a omelete japonesa (tamagoyaki).
Conservas
As tsukemono (conservas tradicionais japonesas) de pepino, nabo, gengibre, repolho e ameixa são as mais comuns. Divisórias Algumas caixas têm as próprias separações, mas é comum criar espaços diferentes com folhas. Em versões mais caseiras, entram até formas de cupcake.
Vegetais
Berinjela, batata, cenoura, inhame e abóbora cozidos acompanham a refeição. Se forem feitos no caldo dashi e estiverem bem molinhos, melhor ainda.
Apresentar grupos alimentares
– Construtores (proteínas)
– Reguladores (vitaminas, minerais, fibras e compostos funcionais)
– Energéticos (carboidratos e lipídeos)
Demonstrar combinações desses 3 grupos e sua importância. Segue cardápio de 1 semana que elaborei para assessoria:
1 – Bisnaguinha c/ queijo branco e peito de perú e suco de fruta (qualquer uma).
2 – Saladinha de frutas (com ou sem grãos), iogurte e bolachinha/biscoito/cookie.
3 – Lanchinho de pão de forma (pode ou não ser integral) c/ pepino, atum/sardinha e maionese, suco de fruta (qualquer uma) e gelatina ou sagú.
4 – Bolo simples (pode ser tipo cupcake), uva sem sementes ou frutas pequenas que podem servir de snacks como as maçãs desidratadas e achocolatado.
5 – Mini wrap (com cenoura ralada, frango desfiado e cream cheese) e vitamina de fruta.
Outras sugestões de revezamento:
– Cenoura baby de snacks;
– Milhinho cozido;
– Mini hamburguinho (de preferencia caseiro feito com carne moida);
– Tapioquinha (doce ou salgada);
– Mini esfihas.
Ressaltar a importância da criança na participação na confecção da alimentação:
– Auxílio na lavagem das frutinhas;
– Misturar a massa de bolo
– Ajudar a decorar
Oferecer uma refeição colorida e bonita é um estímulo, porém a educação nutricional consiste na participação da criança no processo para estimular ainda mais.
Outro estimulo é os acessórios: potinhos decorados, bolsas térmicas temáticas entre outros.