Os principais peixes e frutos do mar consumidos e utilizados no preparo de sushis no Japão
A culinária japonesa já faz parte do gosto dos brasileiros. Claro, aqui os tradicionais pratos do país aparecem com uma pitadinha de Brasil, mas sempre com as raízes orientais presentes. Os sushis são um ótimo exemplo disso, e aqui em nosso país, vemos até nas versões doces. Mas, afinal, como esse prato típico é consumido no Japão? Quais são os peixes para sushi mais comuns na Terra do Sol Nascente?
Aqui no Brasil, estamos habituados a usar o salmão como principal peixe de sushi. Curiosamente, essa espécie não fazia parte da culinária japonesa até os anos 1980, quando os noruegueses o apresentaram para o Japão. No entanto, o país sempre teve uma incrível variedade de peixes e frutos do mar, que muitas vezes são desconhecidos pelos estrangeiros que vão conhecer a gastronomia local.
Alguns deles já são conhecidos por aqui, outros, não. Confira!
Atum
O atum é mais um peixe que caiu no gosto dos ocidentais. Conhecido pelo seu sabor intenso, teor de gordura moderado e consistência firme, é o tipo de peixe para sushi que agrada pela sua intensidade e sabor.
Pargo
No Japão, o pargo é um peixe especial, consumido em ocasiões festivas. No Ano Novo, ele é normalmente assado inteiro e consumido. Mas também é um peixe utilizado em sushis, trazendo um sabor delicado e doce para o prato.
Ovas de salmão
As ovas de peixe para sushi são comumente utilizadas na gastronomia local, reconhecidas por explodirem na boca. Elas têm uma textura macia e coloração vermelha brilhante. As mais utilizadas na culinária são: Massago (capelim), Tobiko (voador) e a Ikura (salmão).
Polvo
No quesito frutos do mar, o polvo pode ser utilizado para fazer sushis cheios de sabores intensos. Além desse prato, o alimento também pode ser usado nos tradicionais takoyaki, que são bolinhos de polvo.
Lula
O sushi de lula é uma outra opção consumida no Japão e que também já caiu no gosto dos brasileiros. Com textura cremosa e macia, é uma ótima aposta para vegetarianos.
Como fazer os cortes dos peixes?
Um dos maiores desafios na hora de preparar essa iguaria é saber como cortar peixe para sushi. O principal segredo está na lâmina, que deve ser fina, longa e bem afiada. A tábua pode ser de madeira ou plástico, mas cuidado com as de vidro: elas costumam escorregar quando você trabalha com o peixe.
Em um primeiro momento, tire o excesso de umidade do filé, depois verifique se existem espinhas na peça. Também é preciso descolar a gordura da carne, além de tirar a pele do peixe. Esses são os passos iniciais, mas os cortes especificamente podem variar de acordo com o tipo de sushi que você vai fazer.
Deu vontade de sushi? Pede no Hirota!
Deu para perceber que existe uma variedade grande de peixe para fazer sushi, não é mesmo? Seja você da turma que pede no delivery ou então que prefere cozinhar, no Hirota existem inúmeras opções para matar a vontade desse prato delicioso.
No Hirota Food Express, temos vários combinados de sushi, além de temakis e outros pratos orientais. Já no Hirota, você encontrará os ingredientes perfeitos para preparar sushis e os mais variados tipos de comidas. Conheça!