O que é POKE? Aprenda a fazer o seu!
Poke (pronuncia-se pouquei, rimando com ok) é uma palavra que significa literalmente “cortar transversalmente em pedaços”. É um delicioso e simples prato feito de frutos do mar cortados, geralmente atum, marinado em molho de soja, o shoyu, e óleo de gergelim, tudo misturado com cebola. Mas existem diversas variações do poke por todo o Havaí, sua localidade de origem.
Origens e popularização do Poke Havaiano
Acredita-se que o poke foi preparado pela primeira vez por nativos polinésios, séculos antes de viajantes ocidentais terem chegado às ilhas. Inicialmente, era feito com carne de peixe crua, temperada com sal marinho e algas marinhas, combinado com nozes esmagadas. Salgar o peixe era fundamental, tanto para o sabor, quanto para preservar o seu frescor.
A evolução do poke seguiu em frente,sempre refletindo a cultura e os sabores dos novos visitantes da ilha. Quando navios do Ocidente ancoravam nos portos locais, marinheiros trocavam salmão por sal. Imigrantes chineses e japoneses introduziram o molho de soja e o óleo de gergelim. A cada grupo que chegava ao Havaí, novas receitas de poke surgiam.
A maioria dos historiadores concorda que entre os anos 1960 e 1970, o nome poke foi reconhecido como uma refeição, uma receita oficial havaiana. A nomeação do poke coincidiu com a popularização do atum ahi. O brilho rosado deste atum era esteticamente mais atraente que o atum cinza, além de ter um gosto muito melhor. O chef Sam Choy, um dos pioneiros e principais representantes de um movimento da década de 1990 chamado Cozinha Regional Havaiana, foi fundamental para popularizar o poke com o grande público. Em 1991, ele lançou seu primeiro concurso de poke, apresentando receitas de poke de todo o Havaí. O concurso mostrou a chefs e cozinheiros amadores o quão inventiva a receita do poke era capaz de ser.
Atualmente, o poke havaiano pode ser encontrado em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil. Sua característica tropical, feita de ingredientes frescos e saborosos, caiu como uma luva em um país litorâneo como o nosso. E apesar de ser uma tendência no cenário gastronômico, o poke é parte de um estilo de vida havaiano.
Conheça os benefícios do Poke
Não é só o sabor e combinação únicos que fizeram o poke cair no gosto dos americanos que viajavam para pegar onda no Havaí. O poke é uma refeição extremamente nutritiva. Afinal, é feito exclusivamente de ingredientes naturais. O atum cru utilizado no seu preparo é fonte de ômega 3, que reduz o colesterol e evita infartos e AVC. As quantidades de vitamina C e zinco do atum fortalecem o sistema imunológico, ou seja, se ajuda a surfar uma onda gigante em Mauí, vai garantir energia para você encarar as tarefas do dia a dia. As algas são ricas em vitaminas e minerais, e o limão tem um caráter de desintoxicação.
Adotar o poke na sua dieta ajuda a manter as doenças longe.
Como preparar o seu Poke em casa: conheça uma receita simples
Como falamos anteriormente, é simples de preparar o poke em casa. Mas antes, você pode passar no Hirota Food Supermercados ou no Hirota Food Express para garantir todos os ingredientes necessários para a receita. Vamos lá?
Ingredientes:
· 500g de peixe sem pele em cubos (salmão, branco ou atum)
Molho:
· 6 colheres (sopa) Sakura Tradicional
· 1 unidade de limão (ou 4 colheres de sopa do sumo do limão)
· 1 colher (sopa) de Óleo de gergelim Kenko
· 1 colher (sopa) de M. Pimenta Bravo Suave
· ½ cebola roxa fatiada fina
· ½ xícara (chá) de cebolinha picada
Acompanhamento:
· 1 medida de arroz japonês temperado (shari)
· Tomate sem semente cortado em cubos ou tomate cereja cortado ao meio
· Pepino japonês sem semente em tiras
· Frutas (manga e/ou abacate)
Cobertura:
· Gergelim tostado Kenko preto e branco
· Yaki Sushi Nori Kenko cortado em tiras
Modo de Preparo:
Prepare o molho, adicione o peixe e deixe marinar na geladeira por 15 minutos.
Em tchawans grandes ou recipientes transparentes, monte na seguinte ordem: um pouco do shari, do peixe marinado, por cima coloque os acompanhamentos e por último salpique por cima o gergelim e o nori.
Dica: Substitua o Sakura Tradicional e o limão por Sakura Citrus.
Troque os acompanhamentos pelos de sua preferência (vegetais, frutas, chips).
- Rendimento: 3 porções
- Tempo de preparo: 30 minutos.
- Grau de dificuldade: Fácil.
Quantos tipos de Poke existem?
Como o Poke se popularizou mundialmente a partir da década de 1970, a receita ganhou diversas variações, com contribuições de culturas diferentes, mas mantendo o teor de combinar nutrição e sabor em uma refeição de encher os olhos. No Brasil, foram popularizados quatro tipos de poke: o de salmão, o de atum, o mix com os dois peixes e uma versão vegetariana, com tofu, brócolis, manga, cenoura ralada e macadâmia. Mas com ou sem peixe, o que é essencial em um poke é cebola, óleo de gengibre, algas marinhas, pepino sunomono e gergelim. A base pode ser de arroz japonês, integral ou salada.
E você, já provou o Poke? No Hirota Food Express, você encontra pokes prontos para consumir. E se preferir, pode passar no Hirota Food Supermercados e garantir todos os ingredientes para preparar de acordo com seu gosto. O poke se tornou popular porque é uma receita onde a criatividade sempre falou mais alto, então fique livre para criar sua versão, mantendo as características saudáveis e nutritivas do prato.