INHAME A raiz amiga da balança
A inhame (Dioscorea spp.) é um tubérculo amplamente consumido em todo o mundo devido aos seus benefícios à saúde.
Originária da África, a inhame é cultivada em muitas regiões tropicais e subtropicais, tornando-se uma importante fonte de alimento para muitas populações.
Tubérculo rico em nutrientes e antioxidantes, incluir a ingestão em sua dieta pode contribuir para uma alimentação equilibrada e beneficiar sua saúde de várias maneiras. Melhora do sistema imunológico, a promoção de ossos fortes
e por dar saciedade, sendo ideal para quem deseja emagrecer.
Benefícios:
- Nutrientes Essenciais: A inhame é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais. Ele é especialmente rico em vitamina C, vitamina A, potássio e folato, desempenhando um papel importante na manutenção da saúde do sistema imunológico, visão e função celular.
- Rico em Fibras: As fibras presentes no inhame auxiliam na digestão e no controle dos níveis de açúcar no sangue, auxiliando na prevenção de doenças como diabetes e doenças cardíacas.
- Antioxidantes: A inhame contém antioxidantes, como betacarotenos, que combatem os radicais livres e importantes para a saúde da pele, além de ajudar na prevenção de doenças crônicas.
- Boa Fonte de Energia: Devido à sua alta concentração de carboidratos complexos, a inhame fornece uma fonte de energia sustentável, sendo um alimento importante em dietas de alto desempenho e para atletas.
- Regulação do Colesterol: Estudos sugerem que o consumo regular de inhame pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue, contribuindo para a saúde cardiovascular.
- Rico em Antioxidantes: Antioxidantes são substâncias que podem prevenir, impedir ou reduzir danos oxidativos ao DNA, às proteínas e aos lipídeos, atuando como sequestradores de espécies reativas de oxigênio (EROs), as causadoras da iniciação ou progressão das doenças. Por isso, atuam diretamente na prevenção de distúrbios ocasionados por reações com excessos de radicais livres, como doenças cardíacas, arteriosclerose, câncer, Alzheimer e diabetes.(SOUSA, et al.,2014).
Origem e Cultivo:
A inhame é originária da África tropical e foi domesticada há milhares de anos. Atualmente, é cultivada em diversos países tropicais, incluindo partes da África, Ásia, América do Sul e Oceania. A planta do inhame cresce em trepadeiras e produz tubérculos comestíveis.
Escolha e Compra:
Ao escolher e comprar inhames, é importante observar alguns aspectos:
- Textura: Procure inhames que tenham uma casca firme e livre de manchas, cortes ou danos. A textura da cascata deve ser suave e uniforme.
- Cor: A cor da casca pode variar de marrom a roxo. Isso é normal e não indica qualidade. Escolha as inhames que pareçam saudáveis e frescas, independentemente da cor.
- Tamanho: Os inhames vêm em tamanhos diferentes. Escolha aqueles que atendem às suas necessidades, mas evite os muito pequenos, pois podem ser difíceis de descascar e preparar.
- Conservação: Mantenha as inhames em local fresco e seco, evitando a exposição à luz direta do sol. Eles podem ser armazenados por algumas semanas
Como utilizar
- Cozido ou Assado: A inhame pode ser cozida ou assada como um vegetal de raiz. Para fazer isso, descasque e corte o inhame em pedaços uniformes, cozinhe em água fervente até ficar macio (cerca de 15-20 minutos) e tempere de acordo com o seu gosto. Você também pode assá-lo no forno com azeite e temperos até que fique dourado e crocante.
- Purê de Inhame: Cozinhe o inhame até que você misture macio e depois amasse-o como faria com batatas para fazer um purê de inhame. Tempere com sal, pimenta, manteiga ou azeite e ervas a gosto. O purê de batata é uma alternativa saudável ao purê de batata.
- Sopas e Ensopados: A inhame pode ser adicionada a sopas e ensopados para dar espessura e sabor. Descasque, corte e adicione-o aos ingredientes da sopa, deixando cozinhar até que fique macio.
- Chips de Inhame: Corte o inhame em fatias finas, tempere com azeite e temperos de sua escolha, como sal, pimenta, alho em pó ou páprica. Asse no forno até que fique crocante para fazer chips de inhame.
- Saladas: A inhame pode ser cozida e adicionada às saladas para fornecer uma textura cremosa e um sabor suave. Ele também pode ser ralado cru e adicionado como um ingrediente fresco em saladas.
- Sobremesas: Em algumas culinárias, o inhame é usado em sobremesas. Ele pode ser cozido e transformado em uma base para tortas, pudins ou bolos. Misturado com açúcar, leite de coco e especiarias, a inhame pode criar deliciosas sobremesas.
- Smoothies: A inhame cozido e resfriado pode ser usado em smoothies para dar uma textura cremosa e adicionar valor nutricional. Combine-o com frutas, iogurte, leite ou leite vegetal e outros ingredientes de sua escolha.
Receitas
- Purê de Inhame
Ingredientes:
4 fatias médias, descascadas e cortadas em pedaços
2 colheres de sopa de manteiga
1/4 de xícara de leite
Sal e pimenta a gosto
Noz-moscada (opcional, para dar sabor)
Modo de Preparo
Cozinhe os pedaços de inhame em água fervente até que fiquem macios (cerca de 15-20 minutos).
Escorra a água e acumule as inhames até obter um purê.
Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo. Adicione o purê de inhame e misture bem.
Adicione o leite aos poucos, constantemente, até obter a consistência desejada.
Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
Sirva o purê de inhame quente como acompanhamento para carnes ou outros pratos.
- Bolo de Inhame
Ingredientes
2 inhames médias, descascadas e cozidas
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo vegetal
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma forma para bolo.
Em um liquidificador, misture as inhames cozidas, o óleo, os ovos e a essência de baunilha (se você estiver usando) e bata até obter uma mistura homogênea.
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar e o fermento em pó.
Adicione a mistura de inhame aos ingredientes secos e mexa até que tudo fique bem incorporado.
Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por cerca de 30-40 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
Deixe o bolo esfriar antes de desenformar e servir.
- Salada de Inhame com Legumes
Ingredientes
2 fatias médias, descascadas e cortadas em cubos
1 cenoura descascada e cortada em rodelas
1 pepino descascado e cortado em cubos
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1/4 de cebola roxa, picada
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
Salsa picada para decorar (opcional)
Modo de Preparo
Cozinhe os cubos de inhame em água fervente até que fiquem macios (cerca de 10-15 minutos). Escorra e deixe esfriar.
Numa tigela grande, misture os inhames cozidos, cenoura, pepino, pimentão e cebola roxa.
Numa tigela pequena, misture o suco de limão, azeite de oliva, sal e pimenta.
Despeje o molho sobre a salada e misture bem.
Decore com salsa picada, se desejar.
Sirva a salada de inhame com legumes como acompanhamento ou prato principal.
- Suco de Inhame com Laranja
Ingredientes
2 inhames médias, descascadas e cozidas
Suco de 3 laranjas
1 colher de sopa de mel (opcional)
Gelo (opcional)
Modo de Preparo
No liquidificador, misture as inhames cozidas e o suco de laranja.
Se desejar, adicione o mel para adoçar.
Bata todos os ingredientes até obter um líquido homogêneo.
Sirva o suco de inhame com laranja com gelo, se preferir, para uma bebida refrescante.