Como saber se um produto do mercado é natural?
A alimentação saudável está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e com isso, a procura por um produto natural para compor as refeições fica ainda maior. Mas você sabe dizer se um produto dito saudável na embalagem é realmente natural? Vamos te ajudar nisso!
O que é um produto saudável e natural?
Para conseguir identificá-los, o primeiro passo é entender o que é realmente um produto natural. Os alimentos orgânicos ou naturais são aqueles produzidos de maneira natural, sem a utilização de agrotóxicos e livres do uso de adubos químicos e substâncias sintéticas.
Dentro do mercado, muitos alimentos têm em suas embalagens a frase “100% natural”, o que parece ser a maneira mais fácil de identificar um produto saudável, mas será que o produto é tudo isso? Aquele pão que você compra acreditando que é feito apenas com farinha e água pode estar cheio de ingredientes artificiais que fazem mal para a saúde. E como encontrá-los?
Existem algumas maneiras para confirmar essa afirmação dos pacotes, vamos explicar a seguir.
Os selos verdes
No caso de alimentos como frutas e verduras, existem procedimentos de avaliação do valor orgânico dos alimentos e há um processo rigoroso de auditoria para que o produtor seja comprovado e certificado como orgânico pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Quando essa certificação é conquistada, o produtor recebe um selo, garantindo que o alimento oferecido é natural e livre de alterações químicas, concedido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg). Para isso, o produto natural passou por uma grande análise, onde o solo foi verificado, as mudas usadas foram checadas, o processo de adubação foi preferencialmente de compostagem, entre muitos outros parâmetros de solo água, ar e demais recursos naturais. Então, você pode confiar nesse selo!
Já no caso dos alimentos industrializados, nem sempre é possível levar em consideração apenas o que diz a embalagem.
Como identificar produtos naturais no mercado para ter uma alimentação saudável
Em primeiro lugar, você precisa dar aquela olhadinha no rótulo dos produtos. Os aditivos químicos utilizados na fabricação de produtos alimentares se dividem em corantes, conservantes, aromatizantes e adoçantes, garantindo o aroma, sabor e a aparência artificial aos alimentos ditos naturais. Os nomes podem soar difíceis, mas é só levar uma colinha básica e com o tempo, você ficará craque em identificar as melhores opções de produto saudável para suas refeições.
Corantes
Trazem uma cor artificial ou realçam uma já existente, sem nenhum benefício nutritivo. Você pode achá-los na embalagem procurando por: Tartazina, Amarelo Crepúsculo, Azorrubina, Amaranto, Ponceau 4R, Eritrosina – E127, Vermelho 40, Azul Patente V, Azul Indigotina, Azul Brilhante e Verde Rápido.
Conservantes
Usados para conservar os alimentos intactos, mesmo que permaneçam algum tempo nos supermercados ou nas despensas até o consumo. Também não possuem valor nutricional. São eles: Ácido benzóico, Ésteres do ácido hidroxibenzoico, Dióxido de enxofre e derivados, Antibióticos (oxitetraciclina, clortetraciclina e outros), Nitratos, Nitritos e Éster dietilpirocarbônico.
Aromatizantes
Também conhecidos como flavorizantes, servem para deixar o sabor e o aroma dos alimentos mais intenso, além de dar um sabor que a comida não possui naturalmente. Os mais comuns são: Ácido cítrico, Maltol, Glutamato de sódio, Glutamato de potássio, Vanilina (aroma imitação de baunilha).
Adoçantes
Dão um sabor mais doce, mas não modificam quimicamente os alimentos. Nas embalagens, esses adoçantes são encontrados como: Sacarina, Aspartame, Ciclamato de sódio, Acesulfame de Potássio e outros.
Nem sempre é possível encontrar os produtos livres de todos esses aditivos, mas tente escolher aqueles que contém o menor número deles. Assim, aos poucos, você garante que sua alimentação saudável seja cada vez melhor.