Conheça o nattô, alimento fermentado japonês, e seus benefícios para a saúde
A culinária ancestral não é só um tipo de alimentação que está na moda. Ela também pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde. A gastronomia japonesa é uma das mais difundidas pelo mundo e não deixa a desejar no quesito ancestralidade, muito menos no de saúde. Uma das formas de voltar à alimentação do passado é consumindo alimentos fermentados.
Os produtos fermentados são obtidos por meio da ação de micro-organismos que utilizam substratos do alimento e produzem gás carbônico e álcool em alguns casos. O resultado disso são alimentos mais resistentes ao tempo, que eram perfeitos para nossos antepassados quando viviam sem energia ou geladeiras. Entre os principais fermentados da culinária asiática estão o nattô, o missô e o shoyu do Japão; kimchi dos coreanos; tempeh da Indonésia; kefir, Kombucha e outros produtos fermentados consumidos comumente em outros países.
O processo de fermentação dos alimentos pode acontecer de duas formas: com microrganismos já presentes nos alimentos ou com a adição de micro-organismos selecionados para determinado tipo de fermentação. Esse processo é extremamente benéfico para a saúde, pois melhora a qualidade e quantidade nutricional dos alimentos, favorecendo sua digestão e absorção.
Além disso, a soja, utilizada como matéria-prima dos produtos fermentados nattô, missô e shoyu, é rica em proteínas. Pesquisas desenvolvidas no Japão e na China apresentaram índices reduzidos de doenças coronárias, câncer de próstata e o de mama na população, em comparação aos países onde a soja é pouco utilizada na alimentação.
O nattô também é um alimento funcional, devido à alta capacidade antioxidante, e rico em nutrientes como a Vitamina K, que desempenha papel importante em distúrbios ósseos e cardíacos. Ele ainda apresenta grandes números de proteínas, ferro e fibras alimentares, que possuem efeitos positivos na pressão arterial, funcionamento intestinal e combate à desnutrição. Além disso, por ser um alimento probiótico, sua fermentação cria um ambiente onde as bactérias boas se proliferam e más não se desenvolvem. Ou seja, pura saúde.
No Japão, o nattô é comumente consumido no café da manhã e conhecido por ser um alimento “milagroso”, já que acredita-se que aumenta a nossa imunidade. Ele é utilizado na mistura com arroz, em saladas ou no tempero de outros pratos, como carnes, podendo também ser consumido com molho tarê ou mostardas.
Aqui no Brasil, não é encontrado com facilidade ou em muitas lojas de alimentos. Mas não se preocupe, o Hirota resolve isso para você. Você encontra o nattô, assim como outros alimentos oriundos do Japão, em nossas lojas. Passe no Hirota mais próximo ou peça em nosso Delivery.